segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Lombinho de porco com castanhas, especiarias e vinho licoroso


Dia de São Martinho é dia de comer castanhas. Por mim a ti as comia todos os dias, pelo menos todos os dias do outono e do inverno... Gosto tanto de castanhas e batata doce, que estou sempre a ter novas ideias para as aplicar nas minhas paparocas. O ano passado fiz um bolo de castanha, que até foi o bolo de aniversário do meu pai :) Este ano o bolo do pai foi de café e amêndoas e as castanhas saltaram para este prato salgado. Espero que gostem!

Ingredientes para 4 pesso
as:

2 lombinhos de porco
600 gr de castanhas congeladas
2 cebolas
2 folhas de louro
3 dentes de alho
3 cravinhos, uma pitada de noz moscada moída, uma colher de chá de grãos de pimenta variados e um pau de canela
Sal qb
0,5 dl de azeite
1 copo de vinho licoroso (usei D. Elvira, da Adega de Arruda)
Arroz branco e grelos salteados para acompanhar

Preparação:
Corte os lombinhos de porco em medalhões (fatias) com 1 a 2 cm de espessura. Tempere com os alhos esmagados, o louro, um fio de azeite, todas as especiarias e metade do vinho licoroso. Tape a carne com película aderente e deixe marinar uma hora.
Quando chegar o momento de cozinhar deite o restante azeite num tacho com a cebola picada. Deixe refogar ligeiramente. Junte a carne com todos os temperos e deixe-a alourar em lume alto. Tempere de sal. Quando vir que os lombinhos começam a tomar cor, junte o restante vinho e deixe estufar em lume médio até a carne estar cozinhada e o molho ter reduzido para metade. Se vir que está a ficar seco, junte um pouco de água, mais um pouco de vinho e retifique de sal. Nos últimos 5 minutos de cozedura junte as castanhas previamente fritas ou assadas (fritei na Actifry). As castanhas devem ser adicionadas apenas no fim para não se desfazerem.
Sirva com arroz branco e grelos cozidos e salteados em azeite e alho.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



Nenhum comentário:

Postar um comentário