sexta-feira, 9 de junho de 2017

Sardinhas com salada de legumes grelhados



Digo isto sempre que chega esta altura do ano: ADORO SARDINHAS. É mesmo capaz de ser o meu peixe preferido! Começo a comer desde que estão boas e até que deixa de se encontrar à venda. Às vezes ainda congelo algumas bem gordas para quando as saudades apertam...
Este ano abri a época das sardinhas com uma salada diferente. Como vamos entrar na época dos Santos Populares, deixo-vos esta sugestão, que nada tem de complicado, apenas um pouco de imaginação para servimos as belas das sardinhas de forma diferente. A salada não leva batata, apenas um pouco de broa e muitos legumes e vegetais, pelo que fica uma refeição deliciosa e saudável. Não se esqueçam de que quanto mais colorido for o nosso prato, mais variedade e saúde contém. Diversifiquem o que comem, principalmente a nível dos vegetais, legumes e frutas. É mais saudável, mais saboroso e menos monótono ;)

Ingredientes para 4 pessoas:
A quantidade de sardinhas que deixar cada um satisfeito ;)
4 fatias de broa de milho
Para a salada: 2 courgettes, 300 gr de abóbora cortada em tiras, 1 alface, 2 pimentos, 1 cebola roxa, 1 molho de espargos, 300 gr de tomate cereja ou chucha mini, azeite e flor de sal qb, vinagre e ervas aromáticas a gosto.

Preparação:
Salgue as sardinhas e asse-as no carvão, de preferência. Corte a abóbora em tiras, bem como a courgette (retire as partes do meio, das sementes, e reserve-as para a sopa), arranje os espargos, corte alguns tomatinhos ao meio e deixe os outros inteiros.
Grelhe tudo (exceto alface e cebola) até estar cozinhado, mas ainda com uma textura crocante. No fim tempere com azeite e flor de sal. Corte os pimentos ao meio, a alface em juliana fina e a cebola em fatias finas. Tempere a salada e coloque-a dentro dos pimentos.
Passe também a broa uns minutos pelo grelhador e depois pincele cada fatia com um pouco de azeite. Sirva as sardinhas em cima da broa, com os pimentos e com os legumes grelhados. Temepre com um vinagre a gosto e ervas aromáticas, como oregãos ou mesmo umas folhinhas de manjerico, que também pode ser usado como aromática.

Bom apetite e bom fim-de-semana!


Um comentário: