terça-feira, 23 de maio de 2017

Bacalhau com pimentos, espargos e puré de batata doce e alho francês




Gosto imenso de pimentos em geral, seja em crú ou cozinhados. Gosto de os juntar em tiras fininhas na salada e ADORO salada de pimentos assados com sardinhas, até porque sou doida por sardinhas e gosto de as comer só com salada e, de preferência, em cima do pão. Nunca como a batata porque não aprecio muito batata cozida e porque isso enche a barriga de algo muito menos interessante do que as fabulosas sardinhas ;)
Também gosto muito dos pimentos doces italianos. O ano passado, na Sicília, comi "caponata", receita que podem ver AQUI e que é uma deliciosa mistura de vários legumes estufados em bastante azeite. Os pimentos são reis neste prato, que tanto pode ser uma entrada/petisco, como acompanhamento de uma carne, por exemplo. Esta semana vi os pimentos doces e resolvi comprar novamente. O meu marido não gosta de pimentos, mas ele não os comeu, provou o prato com os outros componentes. No entanto, se apreciam pimentos, não deixem de os juntar a esta receita porque a combinação de sabores fica fantástica. O doce dos pimentos, da batata e da cebola caramelizada combinam lindamente com o bacalhau salgado. Os espargos oferecem um toque crocante que completa tudo. Ficou uma refeição deliciosa e que é muito "a minha cara". Espero que gostem!

Ingredientes para 2 pessoas:
2 postas de bacalhau, de preferência do lombo
1 cebola média
2 dentes de alho
0,5 dl de vinho do Porto
Azeite qb
Sal e pimenta qb
300 gr de batata doce
2 alhos franceses (só a parte branca)
1 colher de sopa de manteiga
1 raminho de tomilho
200 gr de pimento doce italiano
1 molho de espargos verdes

Preparação:
A primeira coisa que fiz neste caso foi assar a batata doce e os alhos franceses no forno, mas também os podem estufar no tacho. Eu assei só com um fio de azeite e tomilho, embrulhados em folha de alumínio. Cozinharam no forno a 190º até estarem macios. Não adicionei sal neste momento (para os legumes não largarem água), só depois no puré. Quando os legumes ficaram macios, triturei com a varinha mágina, juntei sal e uma colher de sopa de manteiga e levei num tacho ao lume para ligar tudo.
Depois, coza o bacalhau ao vapor por 10 a 12 minutos ou dentro de água em fervura muito ligeira por cerca de 8 minutos, só mesmo até o bacalhao lascar. Retire peles e espinhas e reserve o bacalhau em lascas. 
Numa frigideira anti-aderente salteie os espargos, depois de arranjados, com azeite e um dente de alho finamente picado. Tempere de sal e cozinhe os espargos durante 5 a 6 minutos de forma a que fiquem ligeiramente crocantes. Reserve. Salteie os pimentos também em azeite e alho até estarem macios. Por fim, deite a cebola em rodelas e um alho picado na frigideira com azeite e cozinhe até a cebola estar estar macia sem ganhar cor. Junte o vinho do Porto e deixe caramelizar. Junte o bacalhau, envolva tudo e deixe cozinhar por mais 2 minutos.
Para empratar, disponha uma porção de puré de batata doce e alho francês, coloque os espargos por cima e depois lascas de bacalhau envolvido na cebolada. Termine com os pimentos e regue tudo com um pouco de azeite.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário