quinta-feira, 17 de abril de 2014

Bola de Carnes



Hoje é Sexta Feira Santa, dia de não comer carne e de jejuar, conforme a tradição religiosa judaico-cristã. Cumpra-se ou não a tradição, o certo é que podemos começar a preparar algumas iguarias para degustarmos em família no fim de semana de Páscoa.
A bola de carnes, também chamada de folar salgado em algumas zonas do país, é uma especialidade típica das mesas pascais. Deixo-vos esta receita que vi na Dica do LIDL e que é fácil de fazer e resultou muito bem. Fiz uma bola grande para a família e uma redonda mais pequena para oferecer a uns amigos.

Desejo a todos uma doce e santa Páscoa :)
 
Ingredientes

700 gr de farinha sem fermento (usei tipo 55) + 100 gr
20 gr de fermento de padeiro seco
1,5 dl de água morna
1,5 dl de azeite de boa qualidade
5 ovos + 1 ovo batido para pincelar
1 pitada de sal
Dois peitos e meio de frango ou meio frango
1 chouriço de carne
200 gr de bacon fatiado
200 gr de presunto fatiado

Preparação 

Dissolva o fermento em 1,5 dl de água morna. Acrescente o sal à água para que se dissolva também. Deite os 700 gr de farinha em cima da bancada, reservando 100 gr. Faça um buraco no meio e vá juntando os ovos inteiros, o azeite e a água com o fermento dissolvido. Este fermento de padeiro seco é fácil de encontrar nos supermercados. Usei da marca Fernipan, diz "levedura de padeiro em pó". Mas já tenho usado de outras marcas e resulta sempre bem, é um fermento em pó acinzentado que fica em pasta quando desfeito em água.
Misture tudo e trabalhe a massa com as mãos. Vá acrescentando os restantes 100 gr de farinha até absorver toda a humidade dos ingredientes húmidos. Quando a massa estiver a despegar da bancada, faça uma bola e deixe repousar dentro de uma tigela, tapando a bola de massa com um pano. Deixe levedar até duplicar de tamanho. Posso garantir que passados 60 minutos era mesmo o dobro do tamanho, o fermento resultou na perfeição.
Enquanto a massa cresce, estufe o frango a seu gosto (também pode utilizar restos de carnes desfiadas, por exemplo de cozido à portuguesa). Eu estufei o frango com cebola, alho francês e courgette (depois aproveitei o caldo e os legumes para fazer uma sopa que ficou deliciosa).
Depois de estufado, desfie o frango. Retire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas não muito grossas. Unte com azeite ou margarina um tabuleiro retangular grande. Polvilhe com farinha. Pegue na massa e divida-a em 3 porções. Enfarinhe a bancada e estenda o primeiro pedaço de massa com o rolo. Disponha a placa de massa no tabuleiro e coloque metade das carnes por cima. Depois estique o segundo pedaço de massa e coloque por cima das carnes. Volte a fazer nova camada com as restantes carnes e termine cobrindo as carnes com a terceira placa de massa, também esticada com o rolo da mesma forma que as anteriores.
Pincele a bola com ovo batido e leve o tabuleiro ao forno a 180º para cozer durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer ligeiramente e desenforme a bola.

Bom apetite! Boa Páscoa!






2 comentários: